A logomarca é a representação gráfica do nome de uma marca e deve estar diretamente ligada com o planejamento estratégico da mesma. É preciso lembrar que, para o cliente, a primeira impressão é a que fica. Portanto, a identidade visual deve ser memorável e transmitir o que o empreendimento representa. Porém, sem registrar uma logomarca, ela não significa nada para o negócio.

A criação e o desenvolvimento de uma marca demandam tempo, planejamento e análise. Imagine deixar de registrá-la e, meses ou mesmo anos depois, descobrir que seus maiores concorrentes estão imitando aquilo que você oferece, confundindo seu público e afetando diretamente a rentabilidade do empreendimento? Isso só pode ser evitado se registrar uma logomarca.

Passo a passo para registrar uma logomarca

O mais importante na hora de registrar uma logomarca é se informar e compreender o funcionamento do processo.

Verificando a anterioridade

O primeiro passo é verificar se já existe alguma marca com o mesmo nome em registro, utilizando o sistema de busca de marcas da Consolide Sua Marca ou do próprio INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Lá você conseguirá checar se existem outras marcas iguais ou muito parecidas no seu segmento de mercado. Neste ponto, caso você encontre uma marca igual ou parecida já registrada ou em andamento, é preciso lembrar que a prioridade é de registro é sempre daquele que fez a solicitação primeiro.

Definindo a classe

Definir a classe de sua marca também é essencial, pois o pedido de registro deve ocorrer conforme sua classe (segmento de mercado). Isso porque de nada adiantaria você pedir um registro para uma marca de serviços, mas acabar colocando o pedido em uma classe de produto. Neste caso você não estaria protegendo sua marca.

Pagamento e início de processo

Após verificar que não há anterioridade (pedidos ou registros anteriores) como aqueles que pretende registrar, o próximo passo é realizar o primeiro pagamento. Ele pode ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida no site do INPI.

Depois, crie seu login e senha e preencha o formulário de registro de marca, anexando as imagens de sua logomarca. Neste momento, o processo será iniciado.

Acompanhamento do pedido

Neste momento, você estará na fase do pedido de comunicação. Por um período de 60 dias, qualquer um pode entrar com uma oposição ao seu registro. Durante esse tempo, seu pedido passará por várias fases até ser, finalmente, deferido ou indeferido.

Caso seja deferido, você terá mais 60 dias para efetuar o pagamento da segunda taxa. Com isso, terá a proteção da sua marca por 10 anos.

É seguro fazer o processo sozinho?

Há uma grande porcentagem de empreendedores que realizam o processo de forma autônoma e tem seu pedido de registrar uma logomarca indeferido. Isso porque, provavelmente, se equivocaram em algum momento. O dinheiro pago não pode ser reavido. Exatamente por essa razão, o mais indicado é contar com o auxílio de uma empresa especializada em registro de marca.

A Consolide Sua Marca é especialista no setor e líder no mercado on-line, além de ser a única empresa do Brasil que possui a garantia do registro ou em caso de indeferimento te dá um outro registro totalmente de graça. Ficou com dúvidas? Confira nosso FAQ e confira as respostas para suas perguntas ou se preferir solicite uma ligação e um consultor entrará em contato o mais breve possível para te ajudar.