O que é Propriedade Intelectual e Propriedade Industrial?

Com o conhecimento desses dois termos é possível assegurar sua proteção em vários casos e evitar dor de cabeça.

Você ainda se confunde sobre o que é propriedade intelectual e propriedade industrial? Mesmo que os nomes sejam parecidos, os dois não representam direitos semelhantes, muito menos têm a mesma definição. É mais apropriado dizer que um depende do outro.

Ficou um pouco confuso? Não se preocupe! A Consolide Sua Marca criou esse artigo justamente para te ajudar a entender quais são as semelhanças e diferenças entre esses dois termos e porque um está ligado ao outro.

Por que preciso entender o que é propriedade intelectual e propriedade industrial?

Independentemente da sua profissão ou ramo de atuação, entender o que é propriedade intelectual e propriedade industrial é fundamental para a garantia de seus direitos e, principalmente, de suas invenções. Com o conhecimento desses dois termos é possível assegurar sua proteção em vários casos e evitar dor de cabeça. Entenda!

Propriedade intelectual

A propriedade intelectual é responsável por garantir que você tenha recompensa por suas próprias criações. Ela está fortemente ligada às invenções. Por conta disso, está relacionada a obras artísticas, literárias, científicas, descobertas científicas, marcas industriais, fonogramas e muito mais.

A nomenclatura já dá a entender que se destina às criações relacionadas a um determinado conhecimento do inventor. Mas uma atitude importante, nesse sentido, é assegurar que nenhuma pessoa se aproprie da invenção como sendo sua. Assim, entra em questão a proteção da propriedade intelectual, que é dividida em três categorias: direito autoral, propriedade industrial e proteção sui generis.

Propriedade industrial

Como você já pode perceber, a propriedade industrial é um método de proteção a criação de alguém. Essa atitude não é obrigatória, porém é indicada para que nenhuma outra pessoa utilize sua invenção de forma negativa. Também garante que ninguém se aproprie dela. Portanto, está relacionada às marcas e patentes.

Viu só? Como dissemos, uma depende da outra para existir e ambas são fundamentais para que você tenha segurança em qualquer produto, arte ou descoberta que tenha. Com essas informações sobre o que é propriedade intelectual e propriedade industrial também fica mais fácil entender quais atitudes tomar quando criar algo novo, independentemente do que seja.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que quem regula tudo isso é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Portanto, para garantir que o registro seja feito da forma correta e em um tempo otimizado, conte com a Consolide Sua Marca e deixe que a gente cuida de tudo para você!

O que estão dizendo sobre nós...